segunda-feira, 25 de maio de 2009

O nascedouro de uma cobertura jornalística


DIÁRIOS EM CONSTRUÇÃO

Na última quarta-feira, 20/05, houve uma reunião no CRAS com os quilombolas para discutir sobre quais temas o Jornal da Rua abordará nesse ano. Estavam presentes: Sandra e Paula (que trabalham no CRAS – Centro de Referência em assistência Social da Regional Oeste), Adélia, Cristina, Lucas, Joana, Cíntia, Tatiana, Thaís, Roberto e Joana (equipe do Jornal), Anderson, Júnior, Liliana, Jorgina, Roberto, dona Júlia, Maria Lúcia (moradores do quilombo).

No primeiro momento, a coordenadora do projeto, Cristina Leite, explicou a proposta do Jornal aos presentes (Júnior, integrante dos Luízes, em contato com o JR). Depois disso, a assistente social do CRAS Paula passou um vídeo: Oficina da Reflexão – resgate a cultura, realizada pela prefeitura, CRAS e UFMG dentro do quilombo. Durante essa oficina os moradores fizeram penteados afro, desfrutaram do Dia da Beleza, confeccionaram estandartes. Todas essas atividades precederam a um desfile que ocorreu para selar o fim do trabalho na comunidade. A Oficina agradou a todos e os fizeram sentir bem cuidados e amparados, conforme os depoimentos veiculados no vídeo.

Após assistir ao vídeo (veja a cena ao lado), iniciou-se a discussão das idéias sobre o que o Jornal da Rua 2009 poderia tratar com relação ao Quilombo dos Luízes. Por ser de interesse do jornal temas ligados à cultura e suas manifestações na cidade, foi sugerido trabalhar sobre a festa de Santana que ocorre anualmente na localidade. O acompanhamento dos preparativos e a investigação sobre os modos como uma tradição é mantida e vivida pelos quilombolas serão o foco da próxima edição do jornal.

Os moradores gostaram da opção, uma vez que nessa festa há a participação de muitos moradores, não somente na produção da festa em si como também da missa conga e da novena que antecedem a comemoração (Cristina em conversa com Liliana sobre a Festa de Santana).

A Festa de Santana recebe doações e apenas dessa forma ela acontece. Cada morador ajuda de alguma forma e auxílios externos também são bem-vindos. A imagem de Santana, símbolo da festa tem cerca de trezentos anos. Nesse ano de 2009 a festa será realizada dia vinte e sete de junho.

Crédito das fotografias: Cínthia Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Esgota-se o texto, mas não a informação, que é perene como um rio após a cheia" (Anônimo)

Sua opinião é fundamental para nós! Deixe seu recado.